terça-feira, 27 de março de 2012

Um pouco da Arte Popular...

Encontrada por ai...


De acordo com Canclini (1999)

“A redefinição do que é hoje popular requer uma estratégia
de investigação que seja de abranger tanto a
produção quanto a circulação e o consumo. Se as feiras
de artesanato das grandes capitais aumentam a cada
dia, significa que o consumo e a circulação estão sendo
impulsionados. Tal incentivo à produção artesanal
encontra sustentação em um sistema social que a
incentiva, apesar da produção material e simbólica das
culturas tradicionais pelo consumo urbano”


















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Campo Grande - Mato Grosso do Sul










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A arte popular nunca participou da historiografia da arte erudita.

Mesmo em países como o México, cujas tradições de criatividade popular são tão respeitáveis e tão antigas, a arte popular ficou fora da história da arte nobre, apesar de encontramos referências da cultura popular e de arte popular nos campos da sociologia, antropologia e história.

Em 1846 surge o neologismo folk-lore (saber do povo), campo de estudos até então identificado como “antigüidades populares” ou “literatura popular”. Em 1870 é fundada a Folklore Society na Inglaterra. Novo espírito que procura definir o estudo das tradições populares como ciência. Os Antiquários: autores dos primeiros escritos que no séc. XVII retratavam costumes populares com uma concepção de pesquisa, tendo como características: coleção, classificação, diletantismo e a valorização moral do popular. Trabalho exclusivo com fontes pri- márias não literárias.


Jules Michelet define a idéia de popular como o que é autêntico e erudito como o que é artificial identificando o espírito do povo como o verdadeiro espírito da nação. O nacionalismocomo fomento da Revolução Francesa. O romantismo é o meio fundamental da expansão de uma concepção de mundo e do homem formulada no século XIX. Individualismo qualitativo - expressa a natureza humana pela sua singularidade e liberdade. Os românticos são os primeirosa enfatizar a particularidade e a singularidade das sociedades históricas, e a perceber a importância da especificidade cultural do Oriente e da Idade Média Européia. Em sua própria sociedade os românticos valorizam a diferença e o contraste. O povo torna-se objeto de interesse para estes intelectuais. Esse movimento amplo de descoberta do popular tem raízes estéticas, intelectuais e políticas.

Construir sobre a singularidade das expressões culturais do povo, a singularidade de cada nação. O artista deve expressar a individualidade coletiva. O povo é para os intelectuais, natural, simples, inculto, instintivo, irracional, enraizado nas tradições e no solo da sua região.
Para os estudiosos do séc. XIX a cultura folk sofria a ameaça de desaparecimento em função do avanço da industrialização e modernização da sociedade.

Estabelece um conceito mais democrático de cultura e de intelectual, que diminui o fosso entre o popular e o erudito e o coloca de forma diferente. Critica o historicismo na vertente Francesa - Annales: “a história não é uma tapeçaria que se faz com “pontinhos”, ela só tem sentido se for uma história problema”. Nesta reformulação conceitual coloca-se a interdisciplinariedade como elemento fundamental de renovação e lança-se as bases da história
das mentalidades na aproximação da antropologia com a psicologia e a história.
Aproximação da história com a etnologia. Tensão entre o conceito de mentalidade e o de cultura popular. Uma perspectiva que se quer democrática, na qual se suplantam as diferenças de classe e se busca um enfoque de interclasse, onde não faria mais sentido o purismo dos Grimm. É uma perspectiva democrática, de aproximação de níveis culturais diversos.
Mandrou diz que as classes subalternas não conseguiram moldar uma consciência de classe porque desenvolveram uma cultura alienante.
De acordo com Canclini “A redefinição do que é hoje popular requer uma estratégia de investigação que seja de abranger tanto a produção quanto a circulação e o consumo. Se as feiras de artesanato das grandes capitais aumentam a cada dia, significa que o consumo e a cir- culação estão sendo impulsionados. Tal incentivo à produção artesanal encontra sustentação em um sistema social que a incentiva, apesar da produção material e simbólica das culturas tradicionais pelo consumo urbano”.
Já os integrados essa cultura de massa traz renovações culturais fruto das transformaçoes da nova era industrial. Para Eco já não existem mais diferenças entre tipos de cultura, uma vez que para sermos realistas, tudo hoje é cultura de massa: do folclore, passado pela cultura popular, à cultura erudita.

Na contemporaneidade o enfoque dado à cultura popular preocupa-se com a interrelação de saberes diversos; preocupa-se com a perpetuação de formas culturais; faz com que o historiador fique atento à questão das intermediações e dos filtros. A reaproximação da história com a etnologia propiciou a visão da cultura popular como um tráfego de mão dupla - onde a idéia de purismo não faz mais sentido - mas é fecunda a idéia da circulação dos níveis culturais, que devem um tributo tanto ao marxismo como à antropologia.
As duas tradições “puras” (a popular e a clássica) foram-se diluindo paulatinamente, misturando-se entre si, transformando-se ao longo do processo, gerando uma multiplicidade de formas, tanto orais como escritas e, finalmente eletrônicas (como a cultura de massa), circulando pelas várias camadas sociais da população dos países europeus e latino americanos até os dias de hoje. As idéias desenvolvidas pelos alemães na passagem do século XVIII para o século XIX tiveram uma enorme influência sobre o conceito de cultura popular tal como ainda encontramos hoje em dia. Mas é chegada a hora de uma revisão, e muitos o vêm fazendo. Portanto, a permanência deste assunto no currículo de artes, não nos parece uma preocupação anacrônica com estas questões.

Autora: Lêda Guimarães

Módulo 8
Arte e Cultura Popular: variações em torno da construção de conceitos e valores



3 comentários:

  1. Acho muito legal arte popular, muitas vezes não valorizamos o que é nosso, da nossa gente, quando o que possuímos é realmente encantador e lindo.
    Gostei do seu blog, Deus abençoe
    Se quiser conhecer meu cantinho:
    asoonhadora.blogspot.com/

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