quinta-feira, 15 de março de 2012

QUEM FOI JOAQUIM EDSON DE CAMARGO? UMA REFLEXÃO ACERCA DA HISTÓRIA DA NOSSA ESCOLA


Amaury Barbosa de Amorim
Monique de Jesus Vieira Coelho dos Santos
Priscila de Macedo Pereira e Souza


Resumo: O trabalho "Quem foi Joaquim Edson de Camargo? Uma reflexão acerca da história dannossa escola" esta relacionado com o Estagio Supervisionado I, do curso de Artes Visuais Licenciatura da FAV-UFG.
Foi através desta disciplina que tivemos o primeiro contato com a escola. Nossa proposta de trabalho teve o objetivo de compreender e analisar o espaço escolar, o surgimento deste espaço, e a importância deste para a contribuição do ensino; enfatizamos assim a historicidade da escola, e a repercussão desta no processo de ensino nos dias atuais.
Assim em nossa pesquisa buscamos solucionar alguns questionamentos tais como: quando surgiu esta instituição de ensino, qual o motivo para a criação desta, onde foi criada a escola inicialmente, de onde nasceu o nome da escola, e o porquê desse nome.
A importância está em repensar este espaço, analisando historicamente a contribuição da sociedade na formação deste ambiente de ensino, assim como a contribuição da escola na formação das pessoas que moram na proximidade desta.
A nossa proposta buscou estimular o contato dos alunos com o ambiente educacional assim como o meio em que esta escola esta inserida, mostramos como esta foi criada, onde foi criada inicialmente, porque foi criada neste local, a importância da sociedade na criação deste espaço, destacamos parte da historia para que eles pudessem analisar e a partir daí, estimular um olhar crítico sobre um ponto relevante do cotidiano deles e a relação com a historicidade do ambiente escolar.
A partir de visitações aos Museus MIS, Antropológico da UFG e Zoroastro Artiaga, procuramos levar os alunos a entenderem como funciona o trabalho de levantamento de dados, pesquisa, fotografia, registro, dentre outros, e buscamos a partir de algumas informações, levantar a história da escola e apresentá-la a comunidade escolar e local.
Inquietamo-nos com a falta de informação da maioria na escola com relação à história da mesma e conseguimos em apenas um semestre levantar essa historia através de entrevistas com moradores da região, alguns de outros estados, que se mudaram posteriormente a construção e inauguração oficial da escola em 1968.
A escola apoiou a ideia e conseguimos, enfim, construir um projeto de reflexão acerca da história da escola estadual Joaquim Edson de Camargo, em 2009.

Palavras-chave: Pesquisa. Memória. Educação. Museus. Arte Contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário